sexta-feira, 20 de setembro de 2013

0

EPC Cipó no Letras Solidárias



Protagonismo e Cooperação.
No dia 15 de Setembro de 2013 teve início, na sede da EPC Cipó, o projeto ‘EPC Cipó no Letras Solidárias’, o qual é direcionado a apoiar aos estudantes em suas produções textuais. Além de produzirem suas redações, cada estudante receberá um ‘feedback’ dos universitários da UFC e voluntários do Letras Solidárias.  Com esse diferencial, objetivamos um melhor desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino médio (Enem).
Adicionar legenda
Nosso primeiro encontro foi muito especial, foi marcado por risos e troca de experiências. Apesar do baixo número de estudantes, não é motivo para desmotivação. Com esforço, seremos capazes de estimular uns aos outros e, consequentemente, multiplicaremos essa ideia para os jovens da comunidade.
Em cada reunião, está previsto para um maior aprofundamento nas competências exigidas pelo Enem. Então, serão levados vídeos com dicas para aprimorar as estratégias de leitura e produção textual. No domingo, dia 15, começamos a ler o Guia do Participante: A redação no Enem 2013, disponibilizado pelo MEC, que informa como as correções são feitas e o que se espera de cada participante nessas cinco competências.
Com todos esses dados, destaco como mais importante à interação entre os estudantes antes e após a produção dos seus textos. Primeiramente, eles são reunidos em trios para a leitura do tema proposto (cada um ler individualmente). Depois disso, marcam os principais pontos do texto e trocam ideias entre si. Em seguida, cada um produz seu rascunho.
Após os rascunhos produzidos, temos o segundo momento. Cada estudante entrega o que escreveu para o colega da direita e, dessa maneira, todos podem contribuir para melhorar o texto do outro. Todos esses passos são essenciais para o aprendizado, pois juntos eles são responsáveis para construírem o conhecimento. Por fim, com as sugestões em mãos, todos reescrevem suas redações.
Paulenice Moura.

0 comentários:

Postar um comentário